The Last of Us 2: crítica e polêmicas de sua história

Ame ou odeie, o negócio pega quando o assunto é The Last of Us 2: críticas e elogios rodaram por muitos países, e não há como negar que o game da Naughty Dog provoca sentimentos intensos no jogador durante as cerca de 25 horas de jogatina.  

A escolha do elenco de desenvolvedores em abordar questões sociais polêmicas e apostar em viradas completamente inesperadas ao longo da trama, coloca o game em evidência até hoje.

Pudera, ao percorrer essa longa jornada, o jogador fica muito envolvido com os protagonistas e os seus dilemas. Assim, ele comemora as conquistas de cada um deles e sofre junto quando ocorre algum revés.

the_last_of_us_2_críticas_historia
The Last of Us 2: críticas e polêmicas da sua história

Sem dúvida, a intenção de mexer com as nossas emoções, é algo que faz parte da essência de The Last of Us 2. Assim, a cada momento marcante da narrativa, é possível relacionar as situações do jogo com exemplos do mundo real.

Mas mesmo o game sendo aclamado (com uma das médias mais altas no site da metacritic), a história não agradou a todos.

Portanto nesse texto você vai entender o que rola em The Last of Us 2, crítica feitas ao game no período do seu lançamento e todas essas polêmicas. Mas, claro, sem estragar a surpresa se você ainda não jogou o game.

Veja também: Night City – Cyberpunk: veja o Mapa, Curiosidades e Easter Eggs

The Last of Us 2: críticas e polêmicas

É importante entender que a imensa maioria das críticas feitas com relação ao game não dizem respeito ao seu gameplay, gráficos e demais aspectos que definem o desempenho técnico do título.

the_last_of_us_2_críticas_ellie_joel
The Last of Us 2: história extremamente cabulosa

O que a galera critica está ligado aos rumos da história e dos protagonistas escolhidos para o jogo. Algumas críticas sobre a narrativa do game são:

  • Pessoas disseram que o game tentou “lacrar” devido ao fato da personagem principal Ellie ser homossexual, e ter ao seu lado a namorada durante boa parte do jogo. 
  • Além disso, a escolha por ter um personagem-chave do elenco excluído de boa parte da história do game (pra não dar spoiler), desagradou alguns jogadores;
  • Também é importante mencionar que a decisão em expor uma realidade cruel e as motivações, ações e decisões erradas de personagens que têm a empatia do público foram outro ponto bastante criticado.

Com esses pontos em mente, muitos afirmam que The Last of Us 2 tentou “lacrar”. Isso ao inverter algumas expectativas sobre os rumos da história e trazer elementos polêmicos da sociedade atual para o game.

A ideia seria “provocar” o jogador com os caminhos da narrativa, fazendo ele analisar as suas próprias ações no mundo real ao adentrar cada vez mais na história do game.

Porque The Last of Us 2 mexeu tanto com a galera?

É importante mencionar que The Last Of Us 2, para além das críticas, é um game para adultos. Nesse sentido, observamos que:

  • Muitos adolescentes e jovens adultos que odiaram a história do game estão acostumados com narrativas que propõem mais concessões para agradar seus públicos, como animes, por exemplo. Dessa forma, têm maior dificuldade em aceitar a morte de um personagem querido. Além disso, querem que essa morte aconteça de uma forma “épica”;
  • Isso se reflete também na indignação em controlar a personagem Abby após ela ter torturado e matado Joel. Muitos desejam a morte dela durante o andamento do jogo, como se fosse uma espécie de “vingança” devido à morte de Joel.

Mesmo que seja um game extremamente prazeroso de jogar, The Last of Us 2 não coloca o jogador em uma posição confortável em nenhum momento.

the_last_of_us_2_historia_criticas
The Last of Us 2: polêmicas de sua história

O mundo retratado no game é cruel e violento.

Veja também: Mapa Red Dead Redemption 2: 5 mistérios e link do rdr2map

Por fim

The Last of Us 2 definitivamente não tem a missão de reconfortar o jogador ao final da história, muito pelo contrário. Na vida não existe discurso épico antes de morrer. E nem todos os que fizeram coisas ruins serão punidos como merecem, infelizmente.

E assim como na vida, no game é mostrado que a vingança só conduz à morte e à destruição. Ellie percebe isso no momento final: muitas outras pessoas tiveram que morrer por conta de suas decisões erradas que visavam exclusivamente a realização de um sentimento de vingança egoísta e cruel.

E você, o que acha? Comente a sua opinião abaixo, será sensacional juntarmos várias opiniões aqui.

Ah e não esquece de deixar a sua avaliação!

5 2 votos
Curtiu?
Notifique-me
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigos
Recentes Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Receba jogos, apps e eBooks de graça por tempo limitado e mais promoções no seu WhatsApp ou Telegram! É de graça!

Quase lá  :)

Para finalizar, confirme seu email acessando o link que enviamos para ele.

Nesse email você também receberá os dados do seu cadastro!