Embora tenha resistido à meses de aviso, a Microsoft finalmente deixou a loja digital do Xbox 360 fechada. A empresa executou seu plano na última segunda-feira (29), causando comoção entre muita gente. Agora gamers e historiadores discutem o impacto do fim de suas atividades.
Loja digital do Xbox 360 fechada: o que isso significa?
Para muitos gamers, principalmente das antigas, o fato é uma verdadeira pena. Afinal de contas, este foi um dos consoles mais populares da história do Xbox. E muita gente em todo o mundo ainda o joga, inclusive comprando alguns de seus títulos.
Assim sendo, outra galera que se manifestou sobre a loja do Xbox 360 fechada foram alguns historiadores de games e consoles. E aqui a opinião dessa galera é mais profissa, e demonstra o tamanho da perda que isso significa para muitas pessoas.
De acordo com a Game History Foundation, muitos jogadores saem perdendo. Isso porque não haverá mais o acesso legalizado a centenas de jogos e DLCs. No X, a entidade afirmou que está trabalhando para consertar as leis de Copyright e garantir acesso futuro a esses games. Mas por hora, resolveu fazer um bolo para expressar suas condolências.
Uma questão atual pertinente
A loja digital do Xbox 360 fechada acompanha algumas tendências de mercado. A Nintendo, por exemplo, já tinha encerrado suas atividades de catálogos para o Wii e o Nintendo 3DS. Além disso, a Sony fez a mesma coisa com a plataforma que vendia jogos de PSP.
Mas o que tudo isso significa? Bom, por um lado isso é sinal dos tempos e da modernidade. Só que por outro, ainda há muitos gamers Old School espalhados pelo mundo, que curtem o acesso a esses títulos. Assim, ao não estarem mais disponíveis, a galera pode recorrer a pirataria.
No caso específico da loja do Xbox 360, os antigos usuários ainda terão acesso as DLCs e materiais extras de seu catálogo. Mas novos jogadores não poderão mais criar contas nela. E você, o que acha disso tudo? Deixa aqui nos comentários a sua opinião.