Se prepare para curtir incríveis jogos brasileiros. Afinal de contas, quem acha que o mercado de games brasileiro está muito distante do mainstream dos grandes jogos AAA pode começar a rever seus conceitos.
Hoje o mercado conta com excelentes jogos de brasileiros que estão em produção e outros que já foram lançados que podem garantir boas horas de diversão – e sem pesar muito (ou literalmente nada) – no bolso. Assim sendo, cinco grandes jogos brasileiros que merecem muito a sua atenção:
171 – O GTA tupiniquim dos games brasileiros
171 é o responsável por impulsionar o mercado de games brasileiros a outro patamar. (Este blog já fez uma reportagem especial sobre o game que você pode conferir aqui).
O game traz uma ambientação similar à de muitas cidades brasileiras. É possível elementos característicos da nossa cultura: ruas sem calçamento, os postes de luz, as pichações nos muros, “os orelhões” de telefone público, os veículos similares a modelos nacionais e muitos outros aspectos que trazem uma personalidade marcante para o título.
O game brasileiro está sendo produzido pelo estúdio paulista de desenvolvimento Betagames Group. A inspiração obviamente é na franquia GTA, mas com a pegada tupiniquim. O cenário? Sumaré, interior de São Paulo.
Para viabilizar a produção, a Betagames Group realizou duas campanhas de arrecadação de recursos online na plataforma Catarse. Juntas, arrecadaram cerca de R$ 160 mil para a produção do game.
Como todas as metas iniciais de obtenção de recursos foram atingidas, a equipe de desenvolvimento deve ampliar o mapa de mundo aberto do jogo. Assim o game brasileiro vai incluir novos eventos aleatórios (como assaltos e brigas de gangues rivais), maior número de veículos e de interiores de prédios exploráveis.
Até agora, foi lançada uma versão alfa que contém um pequeno mapa explorável e mostra as mecânicas de jogo. Nela está o sistema de armas, personalização dos veículos e do personagem e a satisfatória inteligência artificial nos NPC’s.
Ainda não há uma previsão de lançamento oficial do game, mas a expectativa é que saia em meados do ano que vem. A versão beta do jogo brasileiro está prevista para ser lançada no final de 2021.
Veja também: Tudo sobre o 171 em 2021: o ‘GTA brasileiro’
Rio: Raised in Oblivion
Rio: Raised in Oblivion é um jogo online de tiro em primeira pessoa que soma tendências diversas do mercado em um único produto. O game brasileiro passa em favelas e em bairros de classe média da região da Praça Seca, no Rio de Janeiro. Na história, ocorre um apocalipse zumbi.
O governo fechou a região com grandes muros e os moradores que ficaram dentro deles precisam se esforçar para sobreviver. O elenco de personagens conta com artistas conhecidos da região, como MC Carol.
FOBIA – St. Dinfna Hotel – um dos jogos brasileiros de terror mais importantes
Esse já está no forno já faz uns anos e esse redator que vos escreve guarda muita expectativa. O game traz uma atmosfera de terror que remete aos grandes clássicos do gênero, como Resident Evil e Silent Hill, com elementos de jogo bastante interessantes.
Com gráficos excelentes e uma ambientação de horror em primeira pessoa extremamente bem elaborada, o game brasileiro promete. O jogo se passa no Brasil, em uma cidade fictícia no interior de Santa Catarina, chamada Treze Trilhas, no Hotel Santa Dinfna, uma grandiosa e antiga construção que esconde muitos mistérios.
O game está sendo produzido pela desenvolvedora paulista Pulsatrix Studios e deve ser lançado em 2021.
Arani – o God of War dos jogos brasileiros
Arani é uma espécie de God of War brasileiro, trazendo um jogo com elementos do folclore brasileiro e uma jogabilidade frenética de hack´n slash. O game está sendo produzido pelo estúdio Diorama Digital e recebeu pouco mais de R$ 975 mil da Ancine para o seu desenvolvimento.
Araní conta a história da personagem que dá nome ao jogo brasileiro, uma guerreira brasileira nativa que faz parte da Tribo do Sol e que será guiada pelo jogador “por uma jornada de autodescobrimento e maestria de combate para salvar seu povo de um poder mitológico antigo. O título ainda não tem data de lançamento confirmada, mas deve sair para PlayStation 4, Xbox One e Windows.
Heavy Metal Machines
Por fim mais essa pérola na nossa lista de jogos brasileiros. Heavy Metal Machines, à primeira vista, se parece com uma mistura agradável de Rock´n roll Racing com os jogos clássicos da série Micro Machines, trazendo uma pegada de Vigilante 8 e Twisted Metal. O game foi desenvolvido pela Hoplon, desenvolvedora catarinense que foi fundada em 2000 e já pode ser considerada uma veterana no mercado.
A Hoplon é a responsável por um dos primeiros jbrasileiros de grande escala que foi sucesso a nível nacional, o MMORPG espacial Taikodom, lançado em 2000 (que só foi descontinuado em 2014).
No jogo, você participa de partidas online em dois grupos rivais: um composto de três jogadores contra e outro de quatro, no qual o objetivo é levar uma bomba três vezes até a base inimiga.No game, é possível selecionar diversos tipos de veículos controláveis que possuem um arsenal variado de armas.
As batalhas acontecem em arenas pós-apocalípticas cheias de desafios e obstáculos ao som de muito Heavy Metal. Destaque para a excelente dublagem que conta com a participação de personagem Detonator, do Massacration, interpretado por Bruno Sutter (do eterno Hermes e Renato).
A melhor notícia é que o jogo, lançado para PC em 2018, acabou ser ofertado de forma GRATUITA para os consoles PlayStation 4 e Xbox One, no dia 23 de fevereiro. O game brasileiro também pode ser jogado no PlayStation 5 e Xbox Series X/S pela retrocompatibilidade.