Pois é, recentemente rolou a oficialização de uma equipe de preservação de games da Sony. A empresa que lançou títulos icônicos para todas as gerações de PlayStation agora terá um grupo de profissionais dedicados exclusivamente para preservar sua propriedade intelectual.
Mas o que isso significa na prática para os sonistas de plantão? Para além da remasterização e de remakes de títulos clássicos, a Sony dará um passo além. Seu objetivo será garantir uma experiência para imortalizar todos os seus games mais icônicos.
Como será o trabalho da equipe de preservação de games da Sony?
Bom, o anúncio desse time de profissionais foi feito ainda em abril por um novo funcionário da empresa, chamado Garret Fredley. Ele será engenheiro sênior da equipe e foi escolhido por Mike Bishop, gerente global de QA da PlayStation Studios.
E é olhando as declarações de Bishop sobre o assunto que as coisas ficam interessantes. De acordo com ele, a principal missão da equipe será preservar games clássicos. Assim, a ideia é que esses títulos sejam capturados, catalogados e assegurados para a indústria no futuro.
Ok, mas a Sony já não tem investido em trazer de volta alguns games clássicos? E quanto ao acesso a jogos de PS1, PS2 e PSP que rolam na biblioteca retroativa da PlayStation Plus?
Bom, ao que tudo indica, a empresa quer dar um passo além e democratizar ainda mais a sua propriedade intelectual. Assim, será possível, inclusive, repaginá-la para as novas gerações.
Alguns detalhes interessantes sobre o assunto
Desde que a equipe de preservação de games da Sony foi apresentada ao mundo, ainda não há muitas notícias de como ela está trabalhando. Mas como a nostalgia é algo presente no coração da maioria dos gamers, há várias possibilidades para o trabalho desses profissionais.
Muitas pessoas especulam que eles ficarão responsáveis principalmente por assegurar que os games clássicos rodem adequadamente nos consoles PS4 e PS5.
Como muitos títulos antigos já estão disponíveis no catálogo da PlayStation Plus, é preciso haver um rígido controle para que adaptar a jogabilidade deles as configurações de consoles de última geração.
Além disso, algumas pessoas apostam, inclusive, no relançamento de consoles clássicos. Isto não é impossível, visto que gigantes do mundo dos games como a Nintendo lançaram edições comemorativas de seus videogames mais icônicos.
Seja como for, mesmo que ainda não hajam confirmações do que rolará a Sony tem trazido ótimas novidades recentemente.
Por que dar um voto de confiança para a equipe de preservação de games da Sony?
Motivos para isto não faltam. Primeiro que a partir do dia 13 de junho finalmente estará disponível a seleção de games clássicos da empresa nas Américas pela PlayStation Plus. Assim, rola tirar uma temperatura de como está a adaptação de títulos clássicos aos novos consoles.
Além disso, outro anúncio recente tem feito a alegria da galera. A empresa declarou que, em um futuro próximo, irá disponibilizar testes de duas horas para games mais caros.
Assim, será possível ver se você gosta de um título antes de compra-lo sem se arrepender em gastar seu dinheiro. Então, ao que tudo indica, a Sony vai investir pesado em agradar o seu público-alvo.