Nos últimos dias, a comunidade gamer entrou em polvorosa com o anúncio de um console exclusivo da Rússia. O presidente Vladimir Putin falou sobre o assunto pela primeira vez em março desse ano. E semana passada o ministro da Indústria e Comércio do país falou que um protótipo de videogame já está em desenvolvimento.
Mas o que esperar disso tudo?
O que se sabe sobre o console exclusivo da Rússia
Por enquanto, a maior parte das informações sobre o assunto são rumores. Mas o que o ministro afirmou é que o país está conversando com várias empresas do setor de tecnologia. A ideia é descobrir o que precisa para construir um console de ponta.
Nesse sentido, ao que tudo indica a empresa quer fazer um videogame que concorra com o PS5 e o Xbox Series. Só que a grande pergunta que fica é: será que as empresas do país contam com tecnologia suficiente para fazer um console exclusivo da Rússia de alto nível?
A opinião dos especialistas
De acordo com os profissionais especializados na área, é muito difícil o país concretizar esse objetivo. Primeiro porque a tecnologia da Rússia está décadas atrasada com relação ao resto do mundo. E claro, isso também se reflete no mercado de videogames.
Além disso, o país também sofre com outro problema: falta de mão de obra qualificada para esse setor. Ou seja, vontade pode não faltar para Putin desenvolver um console de ponta no país, mas infelizmente condições tecnológicas sim.
Uma alternativa para o console russo
Em março, quando houveram as primeiras notícias de um console exclusivo da Rússia, algumas informações chamaram a atenção. Na época, foi divulgado para a mídia que a ideia do país é criar uma plataforma unificada de games, que se estenda para consoles fixos e portáteis.
Além disso, a ideia é uma tecnologia em nuvem capaz de integrar e salvar todos os títulos. A ideia é bastante similar ao sistema utilizado na Steam pela Valve. Será que vai dar pé? Temos que esperar para saber se esse plano realmente vai dar certo.