Pois é, a Ubisoft não vai ter vida fácil com o lançamento de Assassin’s Creed Shadows. Por conta de supostas imprecisões históricas, a produtora agora enfrenta um abaixo assinado vindo do Japão para cancelar o jogo. E para a piorar a situação, um problema envolvendo o uso de uma bandeira do país irritou ainda mais a galera. Bora entender melhor essa treta? Então chega mais.
Japão quer cancelamento de Assassin’s Creed Shadows
Bom, dessa vez o motivo está indiretamente ligado a polêmica do samurai negro Yasuke, já que ele não é o motivo principal do pedido de cancelamento. O que rola é que o povo japonês alega que a Ubisoft está desrespeitando fatos históricos e culturais do país.
De acordo com o comunicado, o jogo está distorcendo a figura histórica e social do samurai no Japão feudal. Isso porque eles não são retratados conforme deveriam, em um escalão superior como servos diretos dos nobres. Mas é claro que, além disso, também sobra para o Yasuke.
O comunicado diz ainda que, ao contrário do que o jogo sugere, o samurai negro não foi o primeiro ocidental a receber o título. Quem teve esse privilégio foi William Adams, retratado no jogo Nioh. E bom, para o Japão, esses são motivos suficientes para cancelar o jogo.
A polêmica da bandeira
Apesar do abaixo assinado para cancelar Assassin’s Creed ter praticamente chegado na meta de 30 mil assinaturas, é muito difícil que a Ubisoft cancele o jogo. Mas a produtora se viu enrolada em outra questão com relação ao título, e essa teve que se manifestar.
É que em uma das artes de promoção do game a empresa usou uma bandeira da Sekigahara Teppo-tai. Este é um famoso grupo histórico do Japão de reconstituição de infantaria. O problema é que a Ubisoft fez isso sem a autorização dos proprietários de seus proprietários.
Assim, logo o grupo Sekigahara Teppo-tai foi tirar satisfações com a produtora. E essa entrou em contato publicamente com ele, pedindo desculpas pelo uso não autorizado. E também garantiu que tirará a bandeira de todos os materiais futuros.
Eita, quanta treta né? Agora resta saber se o game será um bom título apesar de todos esses problemas. Você está ansioso por Assassin’s Creed Shadows? Compartilhe suas expectativas sobre o título aqui nos comentários.