
Sim, é oficial! Os chips mais incríveis do mundo, que vão revolucionar a tecnologia como a gente conhece, estão vendo a luz do dia agora em 2025. As duas tecnologias estão ligadas ao uso da luz para funcionar, e oferecem soluções nunca antes imaginadas. Bora saber mais?
Quais são os chips mais incríveis do mundo?
Um deles já está em fase de testes e foi feito por ninguém menos que a Google. Batizado de Taara, tem o tamanho de uma unha, e pode transmitir dados utilizando luz controlada por um software específico, como fonte de energia principal.
O resultado é uma internet com um nível de rapidez como nunca se viu antes e em locais onde os fios não chegam. Em testes recentes, a Google conseguiu uma velocidade de 10 gigabits por segundo (gbps) a 1 quilômetro ao ar livre. Isso é suficiente para baixar vários GB em segundos!
Já o outro superchip vem de uma pesquisa da China, e é realmente incrível. Ele também opera a base de luz, tem capacidade de 100 GHz e promete revolucionar setores como a IA e conexões 6G. Além disso, ao invés de energia tradicional, esse chip utiliza um relógio de fótons.
Dessa forma, ele também consegue apresentar uma economia de energia com relação aos modelos tradicionais. E tudo isso enquanto tem uma velocidade 50 vezes maior do que os chips atuais, que ficam em torno de 2 a 5 GHz.
Impactos dessas tecnologias para o futuro
Quando falamos dos chips mais incríveis do mundo, não nos referimos só a tecnologias super bacanudas e futuristas. Elas têm potencial real de revolucionar várias áreas de nossas vidas. Isso se reflete desde acesso à internet até máquinas super velozes e capazes.
Com o chip chinês, por exemplo, seria possível treinar IAs 10 vezes mais rápido, além de desenvolver redes 6G. Mais do que isso, daria para criar veículos autônomos com processamento de informações em tempo real, dispositivos móveis mais ágeis e econômicos e fortalecer a segurança na internet.
Isso sem contar que os chips mais incríveis do mundo também podem se destacar em áreas como medicina e ciências. Assim, ao que tudo indica poderemos viver uma revolução digital e tecnológica em breve, o que é realmente incrível.