O mundo dos games está agitado com o anúncio do fim do FIFA a partir do próximo ano. Afinal, o FIFA acabou?
Fica tranquilo que o jogo não vai acabar. Ele vai mudar de nome e se transformar em EA Sports FC! Isso ocorre por conta do rompimento da parceria entre a EA Sports e a FIFA, maior entidade do futebol mundial.
Dessa forma, os fãs do game estão preocupados com o futuro do jogo. Mas a desenvolvedora garantiu que não haverá muitas mudanças. Será mesmo?
Então, veja mais detalhes sobre a treta entre EA Sports e FIFA e quais as expectativas para o EA Sports FC.
Afinal, será o fim do FIFA?
Na prática não. Mas o nome do jogo vai mudar. Assim sendo, a EA Sports ressalta que tudo que faz o FIFA ser um sucesso vai permanecer.
Isso inclui as principais ligas, atletas, clubes e modos. Mesmo assim, os gamers estão desconfiados sobre como será o EA Sports FC.
Por que esse suporto fim do FIFA fará o game mudar de nome?
A parceria entre EA Sports e FIFA começou lá em 1993. Assim, na época, surgiu o jogo FIFA International Soccer.
A EA Sports tem um contrato com a FIFA e paga uma generosa quantia para a entidade. Com isso, pode usar o nome “FIFA” em seu game de futebol. Dessa forma, rola a renovação do contrato a cada 4 anos, levando em conta os ciclos da Copa do Mundo.
Assim sendo, o ciclo atual se encerra no final do ano, com a Copa do Catar. Por isso, EA Sports e FIFA já vinham negociando uma renovação há meses. Mas elas não chegaram a um acordo.
O fim do FIFA pelo encerramento parceria estava claro desde o ano passado. E tudo é uma questão de grana. Neste sentido, a FIFA teria pedido o dobro do valor para a EA Sports continuar batizando seu jogo com o nome da entidade.
Esse valor ultrapassaria US$ 1 bilhão, de acordo com o jornal New York Times e teria que ser pago a cada 4 anos.
Veja também: PS4 desligando sozinho? Saiba como resolver!
O que esperar do EA Sports FC?
A EA Sports entende que chegou o momento de criar uma marca própria e não vê mais sentido em seguir a parceria com a FIFA. Claro, isso tem muita relação com a questão financeira, já que a FIFA forçou a barra, não é mesmo?
Por isso, a desenvolvedora do jogo promete que o EA Sports FC vai continuar a oferecer:
- 100 estádios;
- 30 ligas;
- 700 equipes;
- 19 mil atletas;
- Além de tudo que envolve a jogabilidade, que naturalmente já estava nas mãos da EA Sports.
Por outro lado, os jogos que atualmente são lançados exclusivamente em épocas de Copa não serão mais desenvolvidos pela EA Sports. Assim, eles serão responsabilidade da FIFA e há dúvidas sobre o futuro deles.
Veja também: Melhores jogos SNES: lista com os melhores jogos de Super Nintendo
Por fim, ainda neste ano, haverá o último lançamento da parceria EA Sports e FIFA, que será o “FIFA 23”. Já o primeiro EA Sports FC será lançado no final do próximo ano.
Eaí, o que achou? Deixa seu comentário abaixo, queremos saber sua opinião!