Por mais surreal que pareça, quem quer aprender a jogar jogos de luta agora pode fazer isso na universidade. Bom, pelo menos quem estuda em Berkeley, na Califórnia, agora tem um curso específico para fazer isso. A faculdade lançou um curso chamado The Art of Fighting Games.
Os alunos que se inscreverem nele vão ter conhecimentos específicos sobre história, cultura, técnicas e métodos de games de luta. Doido né? Para entender melhor como tudo isso vai funcionar, dá uma conferida nas informações abaixo.
Como os alunos de Berkeley vão aprender a jogar jogos de luta?
A iniciativa partiu de um grupo de alunos da universidade. Berkeley é bastante conhecida por seus cursos na área de animação, criação e roteirização de games. Mas esse é o primeiro deles destinado especificamente para ensinar a parte prática de um gênero de jogos.
Assim sendo, The Art of Fighting Games vai ser dividido em dois módulos, com uma parte teórica e outra prática sobre jogos de luta. No decorrer do curso os alunos aprenderão:
- História da indústria japonesa de games;
- Panorama de popularização dos jogos de luta em fliperamas;
- Fundamentos dos jogos de luta em termos técnicos;
- Conhecimentos gerais sobre os arquétipos dos personagens de jogos de luta;
- E ainda, combinações de golpes, combos e especiais.
Para aprender a jogar jogos de luta e todos os tópicos acima, rolarão palestras, aulas práticas em laboratório e trabalhos em grupo.
Outros destaques interessantes do curso da Berkeley
O foco do curso da Berkeley estará em jogos de luta 2D clássicos, e não em plataformas tipo Smash Bros. Além disso, no decorrer das aulas os alunos participarão de um torneio de luta no estilo Suíço, onde jogadores de habilidades semelhantes se enfrentam.
E assim como qualquer outro curso universitário, a galera também vai ter um trabalho de conclusão. A ideia é que apresentem a vida e o histórico de um gamer importante para a história dos jogos de luta. E sabe como será o sistema de avaliação?
O curso que ensina a jogar jogos de luta não vai ter nenhum sistema de notas. Na verdade, ele vai avaliar os alunos com relação a vontade de aprender e o esforço na realização das tarefas. Vamos combinar que essa é uma forma super divertida de aprender não é mesmo?
Veja também: Aprenda a criar seus próprios jogos e monetizar com o curso da Danki Code
O que achou da iniciativa para aprender a jogar jogos de luta?
É claro que The Art of Fighting Games não é um curso com foco em formar profissionais do e-Sports. Mas ele oferece um panorama super interessante para essa área. Na verdade, em um primeiro momento trata-se de um pequeno programa para quem precisa de crédito extra. Mas no futuro, vai que a ideia dê super certo e vire algo maior?
Para terminar separamos aqui a descrição do curso para quem quer aprender a jogar jogos de luta. Dá uma olhadinha e vê se não é algo super legal:
“Bem-vindo ao Japão dos anos 1980: você é um assalariado que volta para a casa após um longo dia de trabalho, mas antes de voltar para casa, passa pelo paraíso cultural da indústria do entretenimento da época: o fliperama. Os fliperamas, e em particular, os jogos de luta, sempre foram o pilar da cultura e da mídia japonesa. De referências na cultura pop a um vasto cenário da cena de eSports em torno do gênero, a origem modesta dos jogos de luta nos fliperamas evoluiu para um fenômeno global que une comunidade, competição e cultura através do improvável meio dos games.”
E aí, o que achou? Deixe seu comentário e sua avaliação abaixo!