Desde seu anúncio, o game exclusivo de PC The Day Before teve uma série de altos e baixos. Seu primeiro trailer foi revelado em janeiro de 2021, com a promessa de ser um título revolucionário do gênero zumbi. Só que, a partir de então, as coisas foram de mal a pior.
Atrasos, acusações de que a sua produtora Fntastic Games estava em um esquema de lavagem de dinheiro e um lançamento desastroso… Estes foram apenas alguns dos motivos que fizeram The Day Before virar um fracasso gigante. Mas bora entender melhor essa história a seguir.
A promessa de The Day Before
Na época do anúncio de seu game, a Fntastic prometia uma experiência super ambiciosa. The Day Before seria um jogo MMO de mundo aberto, com um apocalipse zumbi rolando. E tudo isso (segundo a produtora) aproveitando ao máximo os recursos do Unreal Engine 5. Afinal, o motor gráfico era a grande novidade da época.
Durante esse tempo, novidades e o próprio anúncio do game em si começaram a passar por problemas. Inicialmente a produtora prometeu o título para junho de 2022, mas em maio voltou atrás. Assim, adiou para primeiro de março de 2023.
Chegando perto da data, mais um adiamento para o final desse ano. E como se não bastasse, nesse meio tempo a Fntastic se envolveu com uma polêmica. Muitos começaram a acusar a empresa de que era apenas um esquema de lavagem de dinheiro disfarçado.
A produtora se defendeu. Ela disse que era uma empresa com funcionários pagos e voluntários que receberiam sobre a porcentagem dos games. Outro momento polêmico foi uma disputa judicial entre os desenvolvedores e os donos do estúdio pelo nome do game. Mas apesar desses problemas, dia 07 de dezembro o jogo finalmente foi liberado em Early Access na Steam.
Veja também: Games mais buscados no Google 2023: uma retrospectiva
O fracasso vergonhoso do título
Para começar, The Day Before simplesmente não entregou o conteúdo prometido. Ao invés de ser um MMO de ação e sobrevivência, trata-se de um shooter de extração. Ele mais parecia um clone de títulos como Escape From Tarkov. Mas esse era o menor dos problemas.
Assim que os jogadores compraram o título, o baixaram e começaram a jogá-lo, a decepção foi gigantesca. Parecia que o seu trailer de anúncio era de um outro jogo totalmente diferente. Os cenários eram vazios, a falta de conteúdo gritante e os problemas técnicos significativos.
Em quase nenhum servidor jogadores conseguiam encontrar outros players, ou mesmo zumbis. Em um jogo de apocalipse zumbi! Além disso, a inteligência artificial era péssima, o sistema de combate horrível e a ideia do jogo vazia em si mesmo.
O resultado de The Day Before
Logo no dia de seu lançamento, as reações na Steam foram extremamente negativas. Grande parte dos jogadores começaram a pedir reembolso e acusar o jogo de fazer uma publicidade falsa. De fato, em alguns dias tudo foi ladeira abaixo para The Day Before.
Como resultado, dia 11 de dezembro, quatro dias após seu lançamento, a Fntastic games decidiu fechar os servidores do game. E não só isso, pois a produtora anunciou que também estava fechando as portas. Tudo isso rolou em um comunicado oficial no Twitter.
Seus representantes pediram desculpas pelo resultado do game. Eles afirmaram que o desafio foi, de fato, muito maior do que acharam que seria. E por não conseguir arcar com os custos de tudo o que havia sido feito até então, fechariam os servidores de The Day Before.
Ao que tudo indica, a Fntastic games apostou alto no título. Mas mesmo usando todas as suas fichas, parece que a produtora não conseguiu arcar com o que havia prometido. O resultado foi vergonhoso, e também triste para quem colocou sangue e suor nesse projeto.
Veja também: Aprenda a criar seus próprios jogos e monetizar com o curso da Danki Code
A lição que essa história nos deixa
The Day Before não foi o primeiro, nem será o último grande fracasso da história dos games. Mas se tem algo que os desenvolvedores em geral precisam aprender é que toda ação gera uma reação. As expectativas e hype que criaram em cima do título realmente foram grandes, mas infelizmente maior do que conseguiram cumprir. Uma verdadeira pena.
E aí, o que achou? Deixe seu comentário e sua avaliação abaixo!